Porto Canal - Comunicação, Audiência e Preferenciação
2013; Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación (ALAIC); Volume: 10; Issue: 18 Linguagem: Português
ISSN
2238-1694
AutoresCristina Tereza Salvador Rebelo, João M. S. Carvalho,
Tópico(s)Multimedia Communication and Technology
ResumoResumo: A experiencia tem demonstrado que as estacoes locais podem ser competitivas no mercado pela procura/oferta de conteudos locais. A âncora deste exito parece advir do compromisso com as questoes tradicional e tipicamente locais. O presente artigo tem como objectivo reflectir sobre variaveis de preferenciacao e de proximidade em relacao a audiencia de uma estacao de televisaolocal – Porto Canal – na segunda maior cidade portuguesa – Porto. Sao caracterizados os perfis das audiencias em funcao dos horarios de emissao, assim como as suas percepcoes acerca da programacao e sobre os factores de preferenciacao. Conclui-se que nao existe uma preferencia evidente por conteudos regionais ou locais. Palavras chave: Tv Local; Expressao; Audiencia; Conteudos. Abstract: Experience has shown that local TV stations have a competitive advantage in the market for local content. Research suggests that their success comes from their engagement with traditiona local issues. This article reflects on preferential criteria and proximity aspects of the audience at a Portuguese local television – Porto Canal – in the second largest Portuguese city – Porto. We characterize the audiences’ profiles based on airing times, as well as their perceptions concerning the contents aired by Porto Canal. We conclude that there is no obvious preferential criteria for local contents at Porto Canal. Keywords: Local Tv; Expression; Audience; Contents. Resumen: La experiencia ha demostrado que las emisoras locales pueden ser competitivas en el mercado por la oferta/demanda de contenidos locales. El ancla de este exito, parece residir en el compromiso con los temas tradicional y tipicamente locales. Este articulo tiene como objetivo reflexionar sobre los criterios de preferencia y los aspectos de la proximidad de las audiencias en una estacion de la television local – Porto Canal – en la segunda mayor ciudad portuguesa – Porto. Son caracterizados los perfiles de las audiencias en funcion de los horarios de emision, asi como sus percepciones acerca de la programacion y sobre los factores de preferenciacion. Se concluye que no hay una marcada preferencia por los contenidos locales o regionales. Palabras claves: TV local; expresion; audiencia; contenidos.
Referência(s)