Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Origens da disciplina de Geografia na Europa e seu desenvolvimento no Brasil

2011; Editora Universitária Champagnat - PUCPRESS; Volume: 11; Issue: 34 Linguagem: Português

10.7213/rde.v11i34.4501

ISSN

1981-416X

Autores

Márcio Willyans Ribeiro,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

O presente artigo se refere à investigação desenvolvida pelo autor deste sobre a descoberta do estado do conhecimento quanto aos estudos em história da educação sobre a disciplina escolar de Geografia. Em decorrência das leituras, inúmeras informações foram descobertas a partir das fontes bibliográficas consultadas. O período abordado compreende desde a origem como disciplina escolar, na Europa do século XIX, até o contexto da década de 1980 no Brasil. O principal propósito é partilhar reflexões com outros pesquisadores interessados no tema, a partir dos subsídios presentes nas obras de referência. Os autores utilizados são estudiosos da epistemologia da geografia e/ou da história das disciplinas escolares.

Referência(s)