RESENHA: SABERES DOCENTES E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, DE MAURICE TARDIF

2011; Volume: 6; Issue: 3 Linguagem: Português

10.7867/1809-0354.2011v6n3p831-834

ISSN

1809-0354

Autores

Sidclay Ferreira Maia,

Tópico(s)

Educational Practices and Policies

Resumo

Dividido em duas partes distintas, “O saber dos professores em seu trabalho” incluindo 5 ensaios e “O saber dos professores em sua formacao” trazendo 3 ensaios, o livro discute os saberes que servem de base aos professores para realizarem seu trabalho em sala de aula. Sao criticados os enfoques anglo-americanos que reduzem o saber dos professores a processos psicologicos, assim como certas visoes europeias tecnicistas que alimentam atualmente as abordagens por competencia e tambem se posiciona de forma critica em relacao as concepcoes sociologicas tradicionais que associam os professores a agentes de reproducao das estruturas sociais dominantes.

Referência(s)
Altmetric
PlumX