
COMPORTAMENTO DO PRONOME RELATIVO “QUE” EM TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
2007; Taylor & Francis; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português
10.3738/nucleus.v4i1.10
ISSN1949-1034
AutoresMaria Eunice Barbosa Vidal Mendonça, Aline da Silva Tosta,
Tópico(s)Linguistics and Language Studies
ResumoO presente trabalho examina, sob uma perspectiva funcionalista, o pronome anaforico �que� em clausulas relativas. Trabalhar-se-a com um corpus composto por textos de alunos matriculados numa sexta serie do ensino fundamental, objetivando, tambem, apontar a influencia que a lingua oral exerce sobre a escrita deles. A analise dos dados permite afirmar que o usuario da lingua recorre a estrategias de estruturacao das relativas, contrariando a norma padrao: via de regra generaliza o �que� como um relativo universal e recorre a um pronome pessoal para desempenhar a funcao anaforica, ou deixa vazia a casa estrutural do pronome anaforico (anafora zero). Desse modo, confirma-se nossa hipotese de que a anafora pronominal funciona como um expediente produtivo da lingua que torna mais facil, no nivel pragmatico, o processamento da informacao. Foi possivel concluir, entao, que o emprego dos anaforicos em clausulas relativizadas mereceria uma revisao no ensino da lingua portuguesa no ensino fundamental.
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