
Parceria colaborativa: descrição de uma experiência entre o ensino regular e especial
2007; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Issue: 29 Linguagem: Português
ISSN
1984-686X
AutoresBárbara Carvalho Ferreira, Enicéia Gonçalves Mendes, Maria Amélia Almeida, Zilda Aparecida Pereira Del Prette,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoA escolarizacao de criancas com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino e uma realidade imposta por varias diretrizes de politicas educacionais, porem ainda persistem muitas duvidas e impasses sobre como deve ser o processo de escolarizacao desses alunos. Um modelo muito promissor e o de ensino colaborativo, que consiste em uma parceria entre os professores de Educacao Regular e os professores de Educacao Especial, na qual um educador comum e um educador especial dividem a responsabilidade de planejar, instruir e avaliar os procedimentos de ensino a um grupo heterogeneo de estudantes. Tendo em vista a relevância deste modelo de parceria este estudo teve como objetivo descrever a experiencia de ensino desenvolvida pela primeira autora junto a um aluno com deficiencia visual (cego congenito), de 12 anos de idade (inserido em uma classe de 37 criancas da mesma faixa etaria, estas sem diagnostico medico de cegueira ou baixa visao) em colaboracao com uma professora de Lingua Portuguesa, a diretora da escola e os pais da crianca cega, sob orientacao de tres docentes do Programa de Pos-Graduacao em Educacao Especial da Universidade Federal de Sao Carlos (UFSCar). Esta parceria colaborativa possibilitou o planejamento de atividades academicas, adaptacoes de materiais, manejos ambientais e compartilhamento de informacoes, expectativas e frustracoes com os pais, a professora da sala de recurso, a professora do ensino regular e a direcao da escola. Palavras-chave : Ensino Colaborativo. Educacao Especial. Educacao Regular.
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