Escola, poder e corpo
2009; Volume: 3; Issue: 3 Linguagem: Português
ISSN
1984-7114
AutoresFábio Zoboli, Adolfo Ramos Lamar,
Tópico(s)Physical Education and Sports Studies
ResumoO desvelamento das relacoes de poder no tratamento do corpo, presentes na educacao escolar, se caracterizam como uma crescente preocupacao para os educadores. Estuda-las pode contribuir para a construcao de uma sociedade que se apoie em valores eticos, na medida em que, acate acoes que radicalizem em favor da vida. Com essa perspectiva este artigo apresenta a escola e sua funcao social dando maior foco as relacoes de poder que ali se perpassam. Contextualiza-se o corpo na sua relacao com a escola colocando-o numa perspectiva critica frente aos seus usos e significados na atual conjuntura da sociedade e frente aos valores da ideologia de mercado. Ancorados nesta perspectiva, faz-se uma relacao entre o poder dominante e o disciplinamento do corpo atraves da escola, para que atraves de tal pratica se submeta ao que o sistema dominante dele espera.
Referência(s)