Artigo Revisado por pares

Escola, poder e corpo

2009; Volume: 3; Issue: 3 Linguagem: Português

ISSN

1984-7114

Autores

Fábio Zoboli, Adolfo Ramos Lamar,

Tópico(s)

Physical Education and Sports Studies

Resumo

O desvelamento das relacoes de poder no tratamento do corpo, presentes na educacao escolar, se caracterizam como uma crescente preocupacao para os educadores. Estuda-las pode contribuir para a construcao de uma sociedade que se apoie em valores eticos, na medida em que, acate acoes que radicalizem em favor da vida. Com essa perspectiva este artigo apresenta a escola e sua funcao social dando maior foco as relacoes de poder que ali se perpassam. Contextualiza-se o corpo na sua relacao com a escola colocando-o numa perspectiva critica frente aos seus usos e significados na atual conjuntura da sociedade e frente aos valores da ideologia de mercado. Ancorados nesta perspectiva, faz-se uma relacao entre o poder dominante e o disciplinamento do corpo atraves da escola, para que atraves de tal pratica se submeta ao que o sistema dominante dele espera.

Referência(s)