Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Websites de Redes Sociais e Implicações para Interações e Aprendizagem Informais

2011; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22456/1679-1916.21892

ISSN

1679-1916

Autores

Simone C. O. Conceição, Nicole Weber, Maria Julia Baldor,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este estudo emprega análise de conteúdo para obter uma compreensão aprofundada de interações em grupos de redes sociais on-line. Resultados indicam que o espaço social online pode criar e manter laços sociais e culturais entre os membros de uma comunidade informal. Identidade social é reconhecida através de mensagens de apresentações, compartilhamento de recursos e anúncio de eventos sociais. Identidade cultural é evidenciada através de mensagens envolvendo tópicos relacionados a relatos sociais, poemas, política, espiritualidade e notícias. Participação neste ambiente social em rede vai além das fronteiras sociais e culturais de interações. Esse espaço social também serve como um condutor para interações informais de seus membros, formação de identidade, apoio mútuo e aprendizagem informal.

Referência(s)
Altmetric
PlumX