Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Ensino e Aprendizagem de Programação: Análise da Aplicação de Proposta Metodológica Baseada no Sistema Personalizado de Ensino

2010; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 8; Issue: 3 Linguagem: Português

10.22456/1679-1916.18061

ISSN

1679-1916

Autores

Paulo Santana Rocha, Benedito de Jesus Pinheiro Ferreira, Dionne Cavalcante Monteiro, Danielle Da Silva Costa Nunes, Hugo Cezar do Nascimento Góes,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Ensino e aprendizagem de programação tem sido foco de muitas pesquisas, nas quais se pode destacar uma ênfase significativa na questão das dificuldades discentes no entendimento de conceitos relacionados a esse aprendizado. Neste artigo será apresentada a concepção e implementação de um método de ensino baseado no Sistema Personalizado de Ensino, e de uma ferramenta integrada ao AVA Moodle, bem como uma análise de resultados de sua implantação em uma instituição de ensino. Os resultados obtidos, em confronto com o histórico de desempenho na disciplina, são bastante animadores para a continuidade da aplicação dessa metodologia.

Referência(s)
Altmetric
PlumX