
A INFLUÊNCIA DA CONFIGURAÇÃO DAS AULAS E DAS AVALIAÇÕES NA APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO DOS ALUNOS DO CURSO DE GESTÃO DA FACULDADE DE ECONOMIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA
2014; Volume: 7; Issue: 13 Linguagem: Português
10.55777/rea.v7i13.1009
ISSN1988-8996
AutoresCícero Eduardo Walter, Paulo Jordão Fortes,
Tópico(s)Online Learning and Analytics
ResumoComumente as Universidades adotam práticas de ensino e aprendizagem de forma homogênea, favorecendo o aprendizado em alguns alunos e desfavorecendo outros. O presente estudo descreve como a configuração das aulas do curso de Gestão da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e as avaliações utilizadas para se aferir o desempenho influenciam o aprendizado dos alunos levando em consideração os seus estilos de aprendizagem. Os dados foram coletados através de observações assistemáticas durante os meses de Fevereiro a Junho de 2013 e pela aplicação do Índice de Estilos de Aprendizagem para se aferir o estilo preferencial de aprendizagem. Os resultados apontaram para a predominância dos estilos de aprendizagem Ativo, Sensorial, Visual e Sequencial, favorecidos nas aulas teóricas e desfavorecidos nas aulas práticas. No tocante às avaliações, o Regime de Avaliação Misto contribui para a avaliação da aprendizagem, enquanto que o Regime Geral cria incentivos ao não comparecimento das aulas.
Referência(s)