Artigo Produção Nacional Revisado por pares

UM ACERVO FOTOGRÁFICO E SUAS POSSIBILIDADES DE PESQUISA EM CURRÍCULOS

2012; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

1809-3876

Autores

Nilda Alves, Maria da Conceição Silva Soares, Nívea Andrade,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Narrando uma experiencia de pesquisa com o acervo fotografico de J. Vitalino, fotografo oficial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) entre 1976 e 2008, este artigo busca analisar algumas possibilidades de pesquisa na relacao curriculos e imagens. A base teorica esta em Certeau (1994), Kossoy (1999), Barthes (2006), Sontag (2004) e outros. As ideias formuladas em discussoes sobre este autores foram atravessadas por conversas com o proprio fotografo e com alguns antigos funcionarios da Universidade que possibilitaram o desenvolvimento de narrativas com as fotografias selecionadas. Nesses processos, busca-se contribuir para as pesquisas nos/dos/com os cotidianos em educacao, compreendendo aquelas fotografias a partir de uma multiplicidade de possibilidades que indicam a ambiguidade tantos das fotografias como das narrativas tecidas com elas. Diferentes conhecimentos e significacoes em torno da historia da UERJ e de espacostempos de processos curriculares foram sendo organizados. Defendemos, assim, que as fotografias sao documentos ambiguos de cotidianos ambiguos, que contem em si realidades e ficcoes, vivencias e prospeccoes, revelacoes e ocultacoes (Martins, 2008) e que, portanto, como adverte Kossoy (2007), nao devem ser tomados dogmaticamente como uma verdade historica. As narrativas aqui produzidas sobre a UERJ atraves dos usos destas fotografias, permitem compreender algumas das diferentes universidades dentro da Universidade.

Referência(s)