Artigo Acesso aberto Revisado por pares

O ENSINO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA UNIVERSIDADE DE LISBOA

2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 13; Issue: 2 Linguagem: Português

10.14393/che-v13n2-2014-7

ISSN

1982-7806

Autores

María João Mogarro,

Tópico(s)

Historical Education Studies Worldwide

Resumo

Este trabalho analisa a constituição do campo científico da História da Educação na Universidade de Lisboa, abordando a presença da História da Educação nos planos de estudo dos cursos de formação de professores e outros cursos, destinados a públicos diferentes, assim como a investigação desenvolvida, os projetos financiados e as obras publicadas, principalmente após meados do séc. XX. Os principais nomes deste universo são realçados, pelo papel que desempenharam na afirmação da disciplina e da área. Num tópico preliminar, aborda-se brevemente a presença da História da Educação nas primeiras décadas de formação de professores e os manuais que então foram publicados. Em seguida, desenvolve-se a legitimação desta área na Universidade de Lisboa, pela ação dos seus docentes (antes de 1974) e pela diversificação de oferta formativa. No final, aborda-se a vitalidade que marca o campo a partir da década de 1980 e a sua internacionalização.

Referência(s)