Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Entrevistas com candidatos a presidente transmitidas "ao vivo" em telejornais: o modelo teórico-metodológico da mediação jornalística

2013; Brazilian Association of Political Communication Scholars; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português

10.21878/compolitica.2012.2.2.29

ISSN

2236-4781

Autores

Wilson Gomes,

Tópico(s)

Media and Communication Studies

Resumo

Em anos eleitorais, as entrevistas com candidatos, exibidas “sem edição nem corte”, geralmente transmitidas diretamente das bancadas dos telejornais de rede e conduzidas pelos apresentadores mais importantes do telejornalismo brasileiro, transformaram-se em elementos fundamentais da representação jornalística das campanhas políticas no Brasil. A impossibilidade de edição é em geral vendida como garantia de uma autorrepresentação genuína e autêntica da política diretamente aos eleitores. Este artigo é uma sustentação argumentativa de que, na verdade, antes que um meio de apresentação da política na televisão, a entrevista eleitoral não editada é uma arena em que a instituição do jornalismo, sem poder contar com as vantagens de edição usualmente à sua disposição na cobertura política quotidiana, tenta por meios retóricos e recursos discursivos manter o seu controle sobre a fala política.

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