Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Tempos, idéias e lugares: o ensino do Planejamento Urbano e Regional no Brasil

2008; Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR); Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22296/2317-1529.2008v10n1p49

ISSN

2317-1529

Autores

Rosélia Piquet, Ana Clara Torres Ribeiro,

Tópico(s)

Urban Development and Societal Issues

Resumo

O artigo resgata, de forma sintética, mudanças observadas no perfil dos cursos de pós-graduação em planejamento urbano e regional no Brasil frente a transformações na economia e no sistema nacional de planejamento. O tema é tratado segundo uma periodização que destaca idéias-mestras de quatro fases do debate nacional sobre planejamento, incluindo seus vínculos com leituras do território: década de 1950 e início da década de 1960 (planejamento para a mudança e relevância da questão do desenvolvimento); década de 1970 e início da década de 1980 (planejamento tecnocrático e controle da escala nacional); décadas de 1980 e 1990 (predomínio da gestão e centralidade atribuída às forças do mercado); tendências atuais (retorno à questão do desenvolvimento e crescente preocupação com o planejamento de longo prazo).Palavras-chave: pós-graduação; planejamento; desenvolvimento; sistema urbano; região. Abstract: This article brings, synthetically, the changes observed in the profile of postgraduate courses on Urban and Regional Planning in Brazil in face to the transformations in the economy and in the national planning system. The subject is organized under periods which highlights the master ideas of four phases of the national debate on planning, including its bonds to territorial interpretation: the 50´s decade and beginning of the 60’s decade (planning to the changing and relevance of the development question); 70’s decade and beginning of the 80’s decade (technocratic planning and control of the national scale); 80’s decade and 90’s (predominance of the management and centrality attributed to the forces of the market); current tendencies (return to the development question and growing concern with the long-term planning).Keywords: graduate courses; planning; development; urban system; region.

Referência(s)