Artigo Revisado por pares

Fazer a história do ensino das línguas e das civilizações estrangeiras no ensino superior francês no século XX - Historicizing language and foreign: civilization teaching in french universities in the 20th century

2012; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 11; Issue: 21 Linguagem: Português

ISSN

2236-3459

Autores

Emmanuelle Picard, Tradução Sabina Ferreira Alexandre Luz,

Tópico(s)

French Language Learning Methods

Resumo

Resumo O ensino de lingua e literatura estrangeiras no ensino superior frances, na epoca contemporânea, so foi o objeto de um numero restrito de trabalhos. Este artigo se propoe, a partir do caso do germanismo, tracar a historia destas disciplinas desde sua aparicao dentro da universidade por volta de 1830 ate a epoca posterior a reforma de 1968. Tres grandes etapas aparecem, em um processo continuo de construcao disciplinar: um periodo de indeterminacao, dos anos 1830 aos anos 1880, durante o qual se fala de linguas estrangeiras em geral; um periodo de especializacao, na virada do seculo, com a aparicao das cadeiras de estudos alemaes, italianos e, enfim, na metade do seculo XX, um movimento de respeitabilidade que visa elevar estas disciplinas dentro da hierarquia universitaria. Palavras-chave: ensino superior; linguas estrangeiras; Franca; epoca contemporânea. HISTORICIZING LANGUAGE AND FOREIGN: CIVILIZATION TEACHING IN FRENCH UNIVERSITIES IN THE 20TH CENTURY Abstract In contemporary period, the study of language and foreign literature teaching in French Universities was the target of a reduced number of works. Since the Germanist case, this article intends to describe these disciplines’histories up to their University introduction around 1830, until the period after the 1968 University Reform. Three big stages of constant process of disciplinary organization appear: an undeterminated process, from the 1830’s to the 1880’s, when we talk about foreign languages in general; an specialization period, at the century turning, with Germain, Italian disciplines and studies. Finally, in the middle 20th century, a respectfulness movement which proposes to elevate these disciplines within academic hierarchy take place. Keywords: further education; foreign languages; France; contemporary. HACER LA HISTORIA DE LA ENSENANZA DE LAS LENGUAS Y DE LAS CIVILIZACIONES EXTRANJERAS EN LA ENSENANZA SUPERIOR FRANCESA EN EL SIGLO XX Resumen La ensenanza de lengua y literatura extranjeras en la ensenanza superior francesa, en la epoca contemporanea, solo fue objeto de un numero restricto de trabajos. Este articulo se propone, a partir del caso del germanismo, trazar la historia de estas disciplinas desde su aparicion dentro de la universidad alrededor de 1830 hasta la epoca posterior a la reforma de 1968. Tres grandes etapas aparecen, en un proceso continuo de construccion disciplinar: un periodo de indeterminacion, de los anos 1830 a los anos 1880, durante lo cual se habla de lenguas extranjeras en general; un periodo de especializacion, en la virada del siglo, con la aparicion de las catedras de estudios alemanes, italianos y, en fin, en la mitad del siglo XX, un movimiento de respetabilidad que visa elevar estas disciplinas dentro de la jerarquia universitaria. Palabras-clave: ensenanza superior; lenguas extranjeras; Francia; epoca contemporanea.

Referência(s)