Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Núcleo central e periferia das representações sociais de ciclos de aprendizagem entre professores

2010; FUNDAÇÃO CESGRANRIO; Volume: 18; Issue: 67 Linguagem: Português

10.1590/s0104-40362010000200009

ISSN

1809-4465

Autores

Laêda Bezerra Machado, Rosimere de Almeida Aniceto,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este artigo identifica as representações sociais de ciclos de aprendizagem entre professores de Recife e suas implicações práticas, demarcando a saliência e estrutura dessas representações. Participaram do estudo 103 professores. O procedimento de coleta utilizado foi a associação livre de palavras. Os dados foram processados pelo software EVOC, que oferece um gráfico com quatro quadrantes onde localizamos o provável núcleo central e sistema periférico da representação social. Os resultados apontam um discurso racionalizado, ou seja, a saliência dessa representação permite afirmar que os docentes, embora na prática critiquem e rechacem os ciclos de aprendizagem, nas suas representações revelam sintonia com a proposta da rede municipal. Sugerimos, portanto, estudos mais densos das práticas cotidianas desses docentes, para depreender aspectos das representações sociais que nos pareceram pouco revelados.

Referência(s)