
Núcleo central e periferia das representações sociais de ciclos de aprendizagem entre professores
2010; FUNDAÇÃO CESGRANRIO; Volume: 18; Issue: 67 Linguagem: Português
10.1590/s0104-40362010000200009
ISSN1809-4465
AutoresLaêda Bezerra Machado, Rosimere de Almeida Aniceto,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste artigo identifica as representações sociais de ciclos de aprendizagem entre professores de Recife e suas implicações práticas, demarcando a saliência e estrutura dessas representações. Participaram do estudo 103 professores. O procedimento de coleta utilizado foi a associação livre de palavras. Os dados foram processados pelo software EVOC, que oferece um gráfico com quatro quadrantes onde localizamos o provável núcleo central e sistema periférico da representação social. Os resultados apontam um discurso racionalizado, ou seja, a saliência dessa representação permite afirmar que os docentes, embora na prática critiquem e rechacem os ciclos de aprendizagem, nas suas representações revelam sintonia com a proposta da rede municipal. Sugerimos, portanto, estudos mais densos das práticas cotidianas desses docentes, para depreender aspectos das representações sociais que nos pareceram pouco revelados.
Referência(s)