Artigo Revisado por pares

TAXA DE CRESCIMENTO E TEORES DE NUTRIENTES NA PLANTA DA CULTURA DO GIRASSOL SUBMETIDO Á APLICAÇÕES DE CALCÁRIO E DE FÓSFORO.

2010; Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA); Volume: 5; Issue: 4 Linguagem: Português

ISSN

1981-8203

Autores

Nivaldo Timoteo Arruda, Francisco de Assis Oliveira, Jessé Arthur Batista, Ênio Freitas Menezes, Andréa Fernandes Rodrigues,

Tópico(s)

Growth and nutrition in plants

Resumo

O experimento foi conduzido em casa-de-vegetacao do DSER/CCA/UFPB no municipio de Areia-PB, utilizando-se material dos 20 cm superficiais de um Latossolo Amarelo da regiao do Brejo paraibano, proveniente da area da fazenda Cha do Jardim, pertencente ao CCA/UFPB, com textura franco arenosa, acidez elevada e baixo nivel de fosforo disponivel. Objetivou-se avaliar o efeito de quatro niveis de calcario 0,0; 2,5; 3,5 e 4,5 t ha-1 de CaCO3 e cinco de fosforo 0,0; 80; 160; 240 e 320 kg ha-1 de P2O5 , sobre componentes produtivos da cultura do girassol ( Helianthus annuus L .) , cultivar IAC - Uruguai. Utilizou-se o delineamento experimental de blocos ao acaso em esquema fatorial: 3 x 4 + 2 [tres dosagens de calcario, quatro de fosforo e dois tratamentos testemunhas (0,0t ha-1 de CaCO3 : 240kg ha-1 de P2O5 e2,5t ha-1 de CaCO3 : 0,0kg ha-1 de P2O5)], com tres repeticoes. Foram avaliados os resultados referentes a taxa de crescimento relativo e o conteudo dos nutrientes Ca, Mg e P na planta. Os resultados revelaram efeito significativo (p ≤ 0,01) dos tratamentos sobre os resultados das variaveis analisadas. Os tratamentos com calcario reduziram sensivelmente a acidez do solo, o fosforo aplicado na ausencia do calcario e do calcario na ausencia do fosforo tambem, causaram efeito significativo sobre caracteristicas produtivas da cultura do girassol.

Referência(s)