DISCURSO LITERÁRIO X DISCURSO PUBLICITÁRIO: OPOSIÇÃO ENTRE A ESTÉTICA E O UTILITÁRIO
2010; Volume: 7; Issue: 13 Linguagem: Português
10.13037/ci.vol7n13.648
ISSN2178-0145
Autoresde Castro, Maria Helena Steffens,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste estudo nao pretende reivindicar para a publicidade o espaco livre e indomavel da arte, mas imputar-lhe uma perspectiva criativa, sem a dissolucao da polarizacao e do antagonismo com o discurso literario. A compreensao das inter-relacoes entre as duas modalidades de expressao permite uma analise de caracteristicas proprias e o seu empenho em assegurar uma emancipatoria cultural ao transmitir seu sentido do mundo. A analise foi feita com o objetivo de verificar se, no discurso publicitario, os aspectos conservadores e fixos sao predominantes ou se apresentam construcoes imaginarias e poeticas capazes de romper o estabelecido pela estetica da epoca. A selecao do corpus foi feita, tambem, atraves de criterios qualitativos, pois a analise nao visou apenas a frequencia, mas tambem, a avaliacao de cada discurso pelos seus aspectos estilisticos.
Referência(s)