Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: O PAPEL DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS NA CAPACITAÇÃO DOS FUTUROS EDUCADORES

2011; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 13; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/1983-21172011130307

ISSN

1983-2117

Autores

Mayara Lustosa de Oliveira, Adriana Maria Antunes, Thiago Lopes Rocha, Simone Maria Teixeira,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE's) no sistema regular de ensino é hoje a diretriz principal das políticas públicas educacionais tanto a nível federal, quanto estadual e municipal. Entretanto, os licenciados egressos das instituições de Ensino Superior estão verdadeiramente preparados para o atendimento adequado aos portadores de NEE's? Foi no sentido de responder este questionamento que demos início ao desenvolvimento desta pesquisa, que analisou as opiniões de acadêmicos dos cursos de Física, Química e Biologia - Licenciaturas, do segundo e do último período de cada curso, a fim de observar qual o pensamento dos mesmos em relação à inclusão educacional e à ausência de disciplinas desta área nos cursos de licenciatura nas universidades públicas federais.

Referência(s)