Atendimento humanizado:perfil e expectativas de odontolandos

2014; Indonesian Center for Animal Research and Development; Volume: 3; Linguagem: Português

ISSN

2317-3009

Autores

LC Capalbo, M Carminatti, BC Capalbo, Mts Cury, LG Fiorin, CM Wada, RS Fajardo, Mcr Alves Rezende,

Tópico(s)

Palliative and Oncologic Care

Resumo

A formacao do Cirurgiao-Dentista baseada em projeto pedagogico focado em cidadania contextualizada com as reais demandas da comunidade implica na formacao do profissional que compreende o acolhimento ao paciente para alem da habilidade tecnica. Avaliou-se o perfil e as expectativas dos concluintes do Curso Noturno FOA/UNESP frente ao atendimento humanizado, no qual se articulam avancos tecnologicos, comportamento etico e cuidados voltados as necessidades dos pacientes.. Realizou-se estudo transversal no qual se voluntariaram 40 concluintes (21-25anos/75% mulheres) que responderam questionario autoaplicavel (desenvolvido pela Disciplina de Humanidade e Saude) dividido em: Parte I - Dados demograficos (sexo/idade) e Parte II - Atitudes em relacao a humanizacao no atendimento/10 questoes de multipla escolha. Os resultados apontaram que embora 65% relataram ter recebido ao longo do curso informacoes e conceitos sobre atendimento humanizado em saude, considerado palavra de ordem na Odontologia por 82,5%, cerca de 72,5% dos academicos nao se sentem capazes de articular o conhecimento adquirido a uma percepcao do conjunto da sociedade e de suas circunstâncias. Para 17,5% dos concluintes ha muita enfase a produtividade e pouca integracao entre disciplinas. Um total de 22.5% afirmaram sentir-se e distanciados e pouco comprometidos com valores de promocao de saude. Os resultados obtidos sinalizam formacao de profissional com treinamento tecnico eficiente mas pouco articulado com estrategias de atendimento/acolhimento que permitam resolutividade dos problemas de saude bucal. Descritores: Humanizacao da Assistencia, Recursos Humanos em Odontologia, Instituicoes Academicas

Referência(s)