social processes of negotiation in childhood-qualitative access using the group discussion method

2005; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português

10.12957/childphilo.2005.20483

ISSN

2525-5061

Autores

Elfriede Billmann Mahecha,

Tópico(s)

Social Representations and Identity

Resumo

Os grupos de discussao podem ser vistos como uma representacao aproximada de interacoes sociais cotidianas em que as opinioes, atitudes e valores sao comunicados. Os grupos de discussao com criancas, que tambem constituem um grupo real na vida cotidiana, nos fornecem uma visao nao apenas de suas opinioes e valores a respeito de determinados assuntos, mas tambem da maneira como elas afirmam, retrocedem, tomam posicao e (mais) desenvolvem tais assuntos – o que eu gostaria de chamar negociacao - dentro do grupo de colegas. Tais grupos de discussao nos dao insights sobre um aspecto da cultura infantil que, por sua vez, e um contexto essencial do desenvolvimento individual, importante nao apenas para alem da escola e da casa dos pais, mas que eclipsa tanto o contexto institucional da escola como tambem o contexto de vida familiar. Enquanto que as pesquisas sociais qualitativas contemporâneas sobre grupos de discussao sao principalmente realizadas com adultos e adolescentes, os filosofos da infância tem sugerido discutir problemas filosoficos com grupos de criancas, orientados pelo metodo socratico. O metodo socratico tem por objetivo estimular, somente por meio de perguntas, os participantes de uma discussao a refletir de forma independente sobre um assunto. As experiencias publicadas ate o presente momento com grupos de discussao de criancas – analisadas no interior de um contexto filosofico e os resultados iniciais da implementacao desse tipo de discussao como um instrumento de pesquisa qualitativa – nos convenceram a tambem trabalhar com o metodo de discussao em grupo em diferentes estudos de desenvolvimento psicologico. No texto que se segue, vou primeiro apresentar o grupo de discussao com criancas como um metodo de investigacao e, em seguida, apresentarei alguns exemplos focalizando os processos sociais de negociacao, os quais compreendem um âmbito importante de socializacao entre colegas. No que diz respeito a socializacao entre colegas, pode-se observar como as criancas tentam convencer umas as outras, se e como elas chegam a um consenso, ou como elas lidam com opinioes que nao correspondem aquelas sustentadas pela maioria do grupo.

Referência(s)
Altmetric
PlumX