Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Jogo eletrônico mediando a inclusão de pessoas com deficiência intelectual no mundo do trabalho

2011; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português

10.36311/1415-8612.2011.v11n2.507

ISSN

1415-8612

Autores

Marilene Calderaro Munguba,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Objetivo: Avaliar a repercussão do jogo eletrônico na aprendizagem de conceitos pedagógicos sobre a preparação para o mercado de trabalho, de jovens e adultos com deficiência intelectual. Método: Pesquisa aplicada, descritiva, intervencionista, qualitativa, em escola especial filantrópica, em Fortaleza, Ceará, Brasil, de agosto de 2008 a novembro de 2008; abordou-se 10 jovens e adultos com deficiência intelectual das oficinas profissionalizantes. Aplicou-se grupo focal, observação e grupo focal, análise temática e qualitativa. Resultados: A importância da preparação para ingressar no mercado de trabalho foi ressaltada por 40% dos sujeitos; 40% ressaltam que um comportamento sociável e a higiene pessoal demonstram que a pessoa está preparada para trabalhar. O jogo eletrônico despertou interesse de todos, e 90% dos participantes afirmaram que o jogo facilitou a sua aprendizagem. Conclusão: A aplicação do jogo resultou na aprendizagem dos conceitos pedagógicos focados no ingresso de jovens e adultos com deficiência intelectual no mercado de trabalho.

Referência(s)