Artigo Revisado por pares

ENSINO DE ARTE E AUTISMO: UM RELATO DE EXTENSÃO

2012; Portal de Periódicos UDESC; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

1984-3178

Autores

Rosanny Moraes de Morais Teixeira,

Tópico(s)

Youth, Politics, and Society

Resumo

O conteudo deste artigo e um recorte de uma dissertacao de mestrado com reflexoes a partir do Projeto de Extensao Universitaria entre a Faculdade de Artes do Parana (FAP) em parceria com a Escola de Educacao Especial Alternativa, em Curitiba, Parana. O projeto foi coordenado e desenvolvido entre os anos de 2002 a 2006, com o objetivo de desenvolver oficinas de Artes Visuais para o atendimento na modalidade da Educacao Especial – Area de Transtornos Globais do Desenvolvimento – TGD. Como amostragem, trabalhou-se com oito alunos diagnosticados como autistas. Neste contexto, apresentam-se os passos metodologicos da oficina: a caracterizacao do campo; coleta de dados; perfil e anamneses dos alunos participantes e a proposta inclusiva dos caminhos pedagogicos para o autismo, realizada por meio do aprofundamento teorico de artigos e obras revisados sobre a tematica. Destaca-se tambem uma abordagem introdutoria do Pensamento de Walter Benjamin na relacao entre Educacao e Arte. Por fim, seguem os resultados observados durante o desenvolvimento do processo, onde concluiu-se que no contexto das oficinas de Artes Visuais, as vivencias artisticas colaboram com a estimulacao e a participacao dos alunos com autismo.

Referência(s)