Análise literária do texto de base folclórica: o caso das toadas de Bumba-meu-boi
2014; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
2177-3807
Autores Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
ResumoA abordagem critica literaria atual tem aberto espaco para discussao sobre o cânone e a necessidade do rompimento das barreiras disciplinares que consagram uns em detrimento de outros. Nesta perspectiva, o presente trabalho propoe uma analise literaria das toadas de bumba-meu-boi, manifestacao folclorica e popular identitaria da regiao maranhense, desvinculando-se do carater fechado e autossuficiente do texto literario. Acompanhando o exercicio da critica que revaloriza a historia e a pratica interdisciplinar e cultural, a investigacao apresenta proposta de analise literaria do texto de base folclorica, evidenciando imagens que possam dar suporte a localizacao do sujeito-cantador na pos-modernidade. De alguma maneira, reflete sobre a posicao da literatura no âmbito dos estudos culturais em defesa de um discurso critico e literario frente aos avancos que tem alcancado os estudos culturais na contemporaneidade, conforme nos aponta Souza (2002). Para fins de analise, elegeu-se a autorrepresentacao como caminho para a investigacao literaria, procurando captar a voz do eu-lirico e sua compreensao, explicacao e relacao com o mundo. Entre as imagens de autoconsciencia e possivel a identificacao de subjetividades plurais significantes para a compreensao do processo de criacao poetica. Diante de um sujeito que produz aquilo que canta, nota-se que valores sao rompidos e confirmados nas cancoes, institucionalizando-se a cultura maranhense a partir da identificacao com aquilo que e contemporâneo. Mesmo que o texto mimetize estereotipos ja reconhecidos social e culturalmente, evoca a postura critico-reflexiva do cantador e suas intencoes disfarcadas pela autorrepresentacao. Tomadas como autenticas representacoes de um grupo social subalterno, as toadas delatam e reinventam posicoes de resistencia, revertendo-se em discurso produzido pelo popular que resiste ao que esta imposto por uma cultura de elite e que reivindica seu lugar de oposicao a cultura dominante. The current literary criticism approach has open space for discussion about the canon and the need of break the disciplinary boundaries that enshrine some at the expense of others. In this perspective, this paper proposes a literary analysis of the chants of Bumba-meu-boi, folk and popular identity manifestation of the region of Maranhao, disentailing to the closed and self-sufficient character of the literary text. Following the exercise of criticism that reclaims the history and interdisciplinary and cultural practice the research presents a proposal of literary analyzes of the folk text, showing images that can support the location of the subject-singer in postmodernity. Somehow this paper reflects on the position of literature in the context of cultural studies in defense of a critical and literary discourse forward to cultural studies advances in contemporary, as pointed out by Souza (2002). For analysis purposes, it was elected the self-representation as a path to literary research, trying to capture the voice of lyric self and its understanding, explanation and relationship with the world. Among the images of self awareness it is possible to identify significant plural subjectivities for understanding the process of poetic creation. Faced with a subject who produces what he sings, it is noted that values are broken and confirmed in the songs, institutionalizing the Maranhao culture from the identification with what is contemporary. Even though the text mimics stereotypes already recognized socially and culturally, it evokes the critical-reflexive posture of the singer and his intentions disguised by self-representation. Taken as authentic representations of a subordinate social group, the chants denounce and reinvent resistance positions, reversing into a discourse produced by popular groups that resist to what is imposed by a cultural elite and that claim its place of opposition to the dominant culture.
Referência(s)