
Avalovara, de Osman Lins, e a realização trágica do homem e da obra de arte
2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ; Volume: 1; Issue: 37 Linguagem: Português
10.18542/moara.v1i37.1344
ISSN2358-0658
AutoresHarley Farias Dolzane, Antônio Máximo Ferraz,
Tópico(s)Memory, Trauma, and Testimony
ResumoObjetiva interpretar Avalovara, de Osman Lins, em diálogo com a dinâmica trágica de velamento do real que se dirige ao homem para a realização, através da linguagem, não só do texto literário, mas também do texto de sua própria existência. No entrelaçamento de oito diferentes narrativas, revela-se a estrutura trágica do romance a partir de um palíndromo: um quadrado e uma espiral que determinam o desenvolvimento da trama na tensão Destino/Liberdade, Espaço/Tempo, Limite (quadrado) / Ilimitado (espiral), articulados na Linguagem. O trágico também surge no desempenho dos personagens, vez que estão lançados numa travessia de autoprocura que lhes solicita constantemente a (re)elaboração criativa da existência como própria possibilidade de realização humana. Portanto, é possível estabelecer correlação entre a figuração do homem e da obra literária. Ambos são ficcionais: seus sentidos configuram-se na Linguagem, num diálogo entre diversas narrativas que se entrecruzam para constituir o tecido da existência.
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