
Ética, Bioética e Educação
2013; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 7; Issue: 3 Linguagem: Português
10.18569/tempus.v7i3.1404
ISSN1982-8829
AutoresJansen Ribeiro Pires, Helena Eri Shimizu,
Tópico(s)Palliative and Oncologic Care
ResumoEste artigo mostra que a publicacao do livro Bioetica: uma ponte para o futuro, de Van Rensselaer, mudou a perspectiva dos estudos sobre a etica nos cenarios nacional e internacional, concedendo a esta area do conhecimento uma importância nunca antes observada no que se refere a educacao e cooperacao internacional. Com a promulgacao, em 2005, da Declaracao Universal sobre Bioetica e Direitos Humanos – DUBDH, o Estado brasileiro passou a ter obrigacao de envidar esforcos para promocao da formacao e educacao em bioetica. Trata-se de uma disciplina que se fundamenta nas reflexoes filosoficas, razao pela qual, se fez necessario expor as diferencas conceituais entre etica e moral utilizando-se das concepcoes de Heraclito e Aristoteles. Ademais, o presente estudo apresenta uma definicao operacional da etica mais proxima dos principios estabelecidos na DUBDH. Por fim, procura chamar atencao para o fato de que, apesar do compromisso firmado pelo Estado, a disciplina bioetica encontra-se ainda restrita aos cursos de graduacao e posgraduacao, sendo ministrada, principalmente, por profissionais que nao tem formacao em filosofia, etica ou bioetica.
Referência(s)