
A POPULARIZAÇÃO DA ASTRONOMIA NO ENSINO DA GEOGRAFIA: uma experiência no ensino fundamental e médio
2012; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 2; Issue: 4 Linguagem: Inglês
ISSN
2236-3904
Autores Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoE muito antiga a preocupacao do homem em conhecer os misterios do universo. A Geografia e definida como o estudo das relacoes entre o espaco e as sociedades, e, por excelencia, uma disciplina interdisciplinar e seu ensino deve enfocar diversos aspectos da sociedade e da natureza. O presente trabalho teve objetivo de popularizar a Astronomia nas aulas de Geografia dos ensinos fundamental e medio das escolas publicas e particulares do municipio de Passa e Fica/RN; tendo como referencia a realizacao da Olimpiada Brasileira de Astronomia e Astronautica - OBA, promovida pelo Instituto de Fisica da UERJ em parceria com a Sociedade Astronomica Brasileira (SAB) e a Agencia Espacial Brasileira (AEB). Para a concretizacao deste artigo, foram desenvolvidas as seguintes etapas: pesquisa bibliografica e cartografica; pesquisa de campo; aula-passeio ao Centro de Lancamento de Foguetes da Barreira do Inferno, em Natal/RN; palestras, observacoes telescopicas, oficinas para realizacao de atividades praticas como o relogio do sol, replica de foguete, bussola; discussao em sala de aula dos dados coletados, exposicao com o material confeccionado e mobilizacao envolvendo a comunidade escolar e Poder Publico. De acordo com os resultados, o trabalho interdisciplinar entre a Geografia e a Astronomia produziu um espaco privilegiado para a construcao e popularizacao do conhecimento cientifico pautado na realidade vivenciada pelo aluno, sempre com um olhar critico e construtivo, a qual, muitas vezes, e ignorada no trabalho escolar. Palavras-Chave Ensino de Geografia, Astronomia, Abordagem Interdisciplinar THE POPULARIZATION OF ASTRONOMY IN THE TEACHING OF GEOGRAPHY: an experience in the middle and high school Abstract It is a very old man's concern to know the mysteries of the universe. Geography is defined as the study of the relationship between space and society, is, par excellence, discipline and interdisciplinary teaching should focus on various aspects of society and nature. The present study was aimed to popularize astronomy in Geography lessons of elementary and secondary public and private schools of the municipality the of Passa e Fica/RN, with reference to the achievement of the Olympiad of Astronomy and Astronautics - OBA, sponsored by the Institute Physics - UERJ in partnership with the Sociedade Astronomica Brasileira (SAB) and the Agencia Espacial Brasileira (AEB). The achievement of this Article, the following steps were undertaken: literature search and mapping, field survey;-class ride to Centro de Lancamento de Foguetes da Barreira do Inferno, em Natal/RN; lectures, telescopic observations, workshops for carrying out activities practices such as the sundial, replica rocket, compass; classroom discussion of the data collected, the material made with exposure and mobilization involving the school community and the Government. According to the results, interdisciplinary work between geography and astronomy produced a privileged space for the construction and popularization of scientific knowledge founded on the reality experienced by the student, always with a critical and constructive, which often is ignored in school work.Keywords Teaching Geography; Astronomy; Interdisciplinary Approach ISSN: 2236-3904REVISTA BRASILEIRA DE EDUCACAO EM GEOGRAFIA - RBEGwww.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Referência(s)