Condições e contradições do ensino-aprendizagem: reflexões acerca de uma pedagogia político-crítica em Paulo Freire no contexto de uma socioedade de consumo
2009; Volume: 6; Issue: 3 Linguagem: Português
ISSN
1984-7114
AutoresSérgio Carvalho Benício de Mello, Adriana Tenório Cordeiro, Cíntia Cavalcanti de Melo Teixeira,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoUm novo tipo de relacao, consolidado pelos meios de comunicacao de massa, evidencia o poder expressivo que a tecnica tem adquirido numa sociedade de consumo. Ao criticar a ideologia do capitalismo tardio e seu discurso fatalista, que convida o individuo a uma submissao acritica, o presente ensaio considera uma pedagogia politico-critica nos moldes de Paulo Freire como forma de evidenciar os mecanismos sociais e culturais de poder. Considera-se que uma redefinicao do papel dos cursos universitarios na formacao profissional contemporânea deve reconhecer o quadro geral do processo do mundo globalizado, porem, deve admitir que necessitam ser edificados a partir de um exame critico de seus problemas e de suas contradicoes. A maior contribuicao desta proposta consiste no estabelecimento do carater construtivo-politico da aprendizagem, tornando-se tal postura teorica e perspectiva fortes argumentos contra o instrucionismo e enfase economicista-tecnicista ainda dominante na esfera educacional universitaria.
Referência(s)