
Dificuldades Específicas de Leitura:: A Identificação de Déficits Cognitivos e a Abordagem do Processamento de Informação
2012; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
1806-9770
Autores Tópico(s)Reading and Literacy Development
ResumoRESUMO - Trata-se de uma revisao da literatura sobre a dificuldade especifica de leitura, ou dislexia, sob duas perspectivas: a da identificacao de deficits cognitivos e a da abordagem do processamento de informacao. Dados indicam que a dificuldade principal dos dislexicos parece estar associada a deficits na memoria verbal e nos processos de segmentacao e sintese de fonemas, embora, recentemente, a possibilidade de um outro tipo de dislexia, resultante de uma dificuldade especifica com o processamento lexical, tenha tambem sido adequadamente identificada. E demonstrado como modelos de processamento da fala e da escrita podem ser usados para explicar e definir a natureza das dificuldades fonologicas e lexicais das criancas dislexicas.
Referência(s)