EDUCAÇÃO MUSICAL E EDUCAÇÃO ESPECIAL: PROCESSOS DE INCLUSÃO NO SISTEMA REGULAR DE ENSINO.
2012; FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA; Volume: 2; Issue: 15 Linguagem: Português
10.18227/2217-1448ted.v2i15.751
ISSN2317-1448
AutoresPatrícia Fernanda Carmem Kebach, Rosangela Duarte,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoNeste texto propomos a reflexão de dois aspectos: primeiro queremos ampliar o conceito de inclusão e traçar um paralelo entre a inclusão da educação especial e da educação musical na escola. Em segundo lugar, considerando o desenvolvimento da criança, iremos ressaltar a importância da presença da música nos processos de ensino e de aprendizagem, para o envolvimento de todos nas atividades musicais. Procuraremos explicitar aqui, as dificuldades que existem na implantação de uma educação que seja realmente inclusiva e porque isso ocorre, bem como abordar o preconceito que há em relação ao ensino das artes e mais especificamente, a arte musical, no ambiente educacional. Finalmente, iremos expor uma justificativa relacionada à reflexão sobre esta temática e focar a importância de se proporcionar uma variada gama de formas expressivas para que todos os alunos tenham a chance de participar e se desenvolver de forma diferenciada no ambiente educacional.
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