Artigo Acesso aberto

EDUCAÇÃO MUSICAL E EDUCAÇÃO ESPECIAL: PROCESSOS DE INCLUSÃO NO SISTEMA REGULAR DE ENSINO.

2012; FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA; Volume: 2; Issue: 15 Linguagem: Português

10.18227/2217-1448ted.v2i15.751

ISSN

2317-1448

Autores

Patrícia Fernanda Carmem Kebach, Rosangela Duarte,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Neste texto propomos a reflexão de dois aspectos: primeiro queremos ampliar o conceito de inclusão e traçar um paralelo entre a inclusão da educação especial e da educação musical na escola. Em segundo lugar, considerando o desenvolvimento da criança, iremos ressaltar a importância da presença da música nos processos de ensino e de aprendizagem, para o envolvimento de todos nas atividades musicais. Procuraremos explicitar aqui, as dificuldades que existem na implantação de uma educação que seja realmente inclusiva e porque isso ocorre, bem como abordar o preconceito que há em relação ao ensino das artes e mais especificamente, a arte musical, no ambiente educacional. Finalmente, iremos expor uma justificativa relacionada à reflexão sobre esta temática e focar a importância de se proporcionar uma variada gama de formas expressivas para que todos os alunos tenham a chance de participar e se desenvolver de forma diferenciada no ambiente educacional.

Referência(s)