Artigo Acesso aberto Produção Nacional

<b>O podcast como ferramenta de educação inclusiva para deficientes visuais e auditivos</b>

2011; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 25; Issue: 42 Linguagem: Português

10.5902/1984686x2028

ISSN

1984-686X

Autores

Eugênio Paccelli Aguiar Freire,

Tópico(s)

Radio, Podcasts, and Digital Media

Resumo

Neste artigo buscamos apresentar a tecnologia podcast para, em seguida, sustentar sua relevância como ferramenta educativa inclusiva por meio da exposição de algumas de suas atuais aplicações nesse campo. Observamos a tecnologia por meio de um olhar freireano, para o qual mais importante que as possibilidades técnicas são as efetividades educativas. Considerando a natureza da atual utilização do podcast fora do contexto escolar, destacamos algumas de suas características específicas, sintonizadas com a cooperação de Célestin Freinet, para sustentar o caráter de adequação do uso dessa ferramenta às demandas educativas típicas dos portadores de deficiências visuais e auditivas. Para esses últimos, uma formulação de podcast atenta a um critério educativo inclusivo permite a ampliação dessa ferramenta para o acesso a conteúdos de oralidade mesmo para quem não possui qualquer tipo de audição. Ao final, apontamos a necessidade, por parte da escola, da apropriação do podcast como ferramenta de educação inclusiva.Palavras-chave: Podcast para surdos. Podcast e educação. Podcast e inclusão.

Referência(s)
Altmetric
PlumX