Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

BATALHA DE BERNA (1954): A LUTA PELOS SENTIDOS DE IDENTIDADE NO CAMPO DE FUTEBOL

2014; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 21; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22456/1982-8918.46330

ISSN

1982-8918

Autores

Felipe Rodrígues da Costa, Otávio Tavares, António Jorge Gonçalves Soares, Amarílio Ferreira Neto,

Tópico(s)

Sport and Mega-Event Impacts

Resumo

O artigo objetiva analisar as diferentes estratégias da imprensa brasileira para narrar a disputa entre Brasil e Hungria na Copa do Mundo da Suíça (1954). A análise dos textos publicados no O Globo e na Folha de S. Paulo revela a presença de uma discussão sobre o caráter nacional, a crença na superioridade das características “naturais” do futebol brasileiro em comparação com o “espírito de organização” dos europeus e a vitória húngara como resultado de um conluio europeu. Conclui que a imprensa elabora uma inversão da hierarquia entre natureza e cultura, estereotipando identificações em um contexto de relações de poder desequilibradas.

Referência(s)