Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O sinal de igualdade e seus diferentes significados: buscando rupturas na transição entre os Ensinos Fundamental I e II

2014; UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português

10.26843/rencima.v5i2.999

ISSN

2179-426X

Autores

Thaís Helena Inglez Silva, Alessandro Jacques Ribeiro,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

A transição entre os ensinos Fundamental I e II tem sido tema de diversos estudos na área da educação e muitos aspectos pedagógicos e psicológicos são elencados como razões para as rupturas que há nesta transição. Afora isso, considerando-se especificamente a matemática, há indícios da existência de aspectos particulares desta disciplina que intensifiquem tais rupturas. Com o intuito de identificar tais aspectos dessa ruptura, tomamos o sinal de igualdade como um conceito chave, tanto para o Ensino Fundamental I quanto para o II e assumimos a conjectura de que a ressignificação de conceitos pode contribuir com o distanciamento entre os dois momentos. Nesse sentido, nossa pesquisa teve por objetivo analisar como o sinal de igualdade é abordado em duas coleções de livros didáticos dos anos finais do EFI e dos anos iniciais do EFII. Desta análise percebeu-se a descontinuidade de linguagem e de significados atribuídos ao sinal de igualdade nas duas coleções, sendo estes fatores que certamente contribuem para as dificuldades na transição entre os ensinos fundamental I e II.

Referência(s)