
As causas do fracasso escolar na perspectiva de professoras e alunos de uma escola de primeiro grau
2013; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 7; Issue: 03 Linguagem: Português
ISSN
1806-9770
AutoresMaría Regina Maluf, Cristina Bardelli,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoRESUMO - Este e um estudo de tipo exploratorio fundamentado em con-ceitos atribucionais. Professoras e alunos de uma escola publica da pe-riferia da Zona Leste de Sao Paulo foram solicitados, atraves de entrevis-tas individuais, a explicar as razoes do mau desempenho escolar dos alunos. Foi feita uma analise do conteudo das respostas, a partir da qual quinze categorias tematicas foram construidas. Os resultados mostraram que algumas categorias de resposta sao comuns a professores e alunos, enquanto que outras sao exclusivas de um dos dois grupos. As professo-ras atribuem o mau desempenho dos alunos sobretudo a causas familiares e a problemas de saude fisica. Os alunos se referem basicamente a falta de motivacao e esforco e a dificuldade de compreender os conteudos propostos em sala de aula.
Referência(s)