
QUAL O PAPEL DO PROFESSOR-COLABORADOR NO CONTEXTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO FÍSICA?
2012; UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA; Volume: 20; Issue: 4 Linguagem: Português
10.18511/rbcm.v20i4.3286
ISSN2237-9002
AutoresLarissa Cerignoni Benites, Samuel de Souza Neto, Cecília Borges, Marina Cyrino,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoO estudo se reporta ao Estagio Curricular Supervisionado e ao papel dos professores-colaboradores (PC), professor da escola de educacao basica que recebe estagiarios em condicao oficial de estagio curricular supervisionado, tendo como objetivos (a) apresentar qual o papel do professor-colaborador na legislacao brasileira, (b) qual o perfil que o mesmo deve ter e (c) como o PC se ve no processo de estagio. A pesquisa qualitativa teve como participantes cinco professores-colaboradores e utilizou como tecnicas observacao, fonte documental e entrevista semiestruturada. Encontrou-se que na legislacao uma lacuna sobre a concepcao e o papel do PC. O perfil referendado pelos participantes e de alguem que pauta sua supervisao na experiencia adquirida no exercicio docente. Os dados desta pesquisa se direcionam para uma esfera que podemos chama-la de socio-afetiva, pois os professores, de maneira geral, sao “cumplices” dos estagiarios. O PC se ve como alguem importante no processo de estagio da aos futuros professores elementos da sua experiencia, possibilita que os mesmos descubram os macetes da profissao e oferece condicoes e espaco para os licenciandos colocarem em pratica seus conhecimentos didatico-pedagogicos. Sao abertos ao dialogo e vao passando gradualmente a autonomia das aulas para os estagiarios. Concluiu-se que este professor ocupa um lugar privilegiado durante o momento do estagio, mas, na grande maioria das vezes tem o perfil de alguem que foi formado para ensinar alunos e nao apresenta caracteristicas para ser um formador de professores. Existe a necessidade de se pensar na formacao, nas praticas e nos saberes dos professores-colaboradores. Sair da logica de ensinar e se aventurar na logica do formar.
Referência(s)