ENTRE A VOCAÇÃO E OS DESAFIOS: AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO SER PROFESSOR
2010; Volume: 10; Issue: 21 Linguagem: Português
10.31496/rpd.v10i21.212
ISSN1519-0919
Autores Tópico(s)Media and Communication Studies
ResumoEste artigo analisa as representacoes sociais do ser docente entre as professoras. O referencial teorico adotado e a Teoria das Representacoes Sociais. Adotamos esse referencial por valorizar fenomenos sociais que circulam e orientam as acoes dos grupos propiciando uma melhor compreensao de sua natureza simbolica. Nosso campo de pesquisa foi a rede municipal de Jaboatao dos Guararapes- PE. Participaram do estudo 20 professoras efetivas que atuam nessa rede de ensino. Como procedimentos de coleta, utilizamos entrevistas semi-estruturadas e narrativas. A analise de conteudo orientou a interpretacao dos dados. Os resultados apontam que a vocacao marca essas representacoes sociais, no entanto, alguns desafios acompanham a profissao como: a falta de reconhecimento, enfrentamento de varias jornadas de trabalho e baixos salarios ganham destaque Nessa representacao. Os resultados da pesquisa sao mais um alerta para as politicas publicas de modo que elas procurem resgatar a valorizacao e reconhecimento social do docente. Palavras-chave: Representacao Social. Profissao. Professor
Referência(s)