Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O Composto de Marketing no Contexto Estratégico da Internet

2002; UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/1678-69712002/administracao.v3n1p34-78

ISSN

1678-6971

Autores

Geraldo Luciano Toledo, MARCELO HIROSHI NAKAGAWA, SANDRA SAYURI YAMASHITA,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

RESUMO Nos últimos anos, a Internet tem-se consolidado como um fenômeno que, definitivamente, não pode ser ignorado; ao contrário, é imperativo que seu potencial estratégico seja considerado pelas empresas, principalmente em relação a como ela deve ser abordada e integrada ao processo de marketing. No entanto, muitas empresas, por não estarem adequadamente preparadas, adotam soluções tecnologicamente avançadas, porém estrategicamente estéreis, acarretando perda de eficiência nos processos gerenciais e ineficácia na consecução dos objetivos. Este texto tem por objetivo analisar o conceito de Composto de Marketing sob a óptica de sua importância para o estabelecimento da estratégia de marketing, e avaliar as implicações aportadas pela Internet, um fenômeno comercialmente recente, ao processo gerencial de marketing. Isto envolve uma discussão sobre as decisões relativas às variáveis controláveis de marketing, tendo em vista o surgimento da Internet como ferramenta de negócios e meio de comunicação. Os autores concluem que, embora muitas abordagens interessantes estejam sendo desenvolvidas em relação à estratégia de marketing, há, ainda, muitas questões a serem respondidas, principalmente devido às constantes mudanças tecnológicas e transformações nos processos de negócios em curso.

Referência(s)