Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O poema satírico: traço de união entre as três culturas?

2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 6; Issue: 10 Linguagem: Português

10.17851/1982-3053.6.10.110-116

ISSN

1982-3053

Autores

Saul Kirschbaum,

Tópico(s)

Hispanic-African Historical Relations

Resumo

A pesquisa sobre os sete séculos em que muçulmanos, cristãos e judeus habitaram a Península Ibérica é extensa e são extensos os estudos sobre Convivência, a Idade de Ouro do judaísmo ibérico, as trocas culturais e influências recíprocas entre as três etnias. Este artigo focaliza o apreço das três etnias pelo gênero da poesia satírica. Entre os judeus, a sátira foi praticada desde tempos bíblicos. Entre os árabes, o gênero da maqama permitiu o surgimento de poetas do nível de al-Hariri. Entre os cristãos, uma das principais correntes da poesia galego-portuguesa foi representada pelas cantigas de escárnio e maldizer (CEM). Na apresentação, tentarei levantar hipóteses sobre a ocorrência de eventuais influências, principalmente de e sobre judeus. Para isso, me deterei em dois poetas judeus que se notabilizaram por suas composições satíricas, Yehuda al-Harizi e Todros Abulafia.

Referência(s)