Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Remoção de professores e desigualdades em territórios vulneráveis

2015; Center for Studies and Research in Education, Culture and Community Action; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português

10.18676/cadernoscenpec.v4i2.292

ISSN

2237-9983

Autores

Luciana Mendonça Alves, Frederica Padilha, Antônio Augusto Gomes Batista, Maurício Érnica, Hamilton Harley de Carvalho-Silva,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

<p>Este artigo investiga um dos mecanismos pelos quais desigualdades socioespaciais interferem no funcionamento de escolas que se situam em territórios vulneráveis, no caso sobre a alocação de professores em escolas municipais na subprefeitura de São Miguel Paulista (SMP). Para verificar a hipótese de se em São Paulo o padrão de migração dos docentes se dá em direção a escolas de bairros menos vulneráveis e com público de maiores recursos sociais e culturais, analisamos dados dos concursos de remoção de 2006 a 2011 de professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental, disponíveis no Diário Oficial da Cidade de São Paulo. Os resultados apontam que as escolas de entorno menos vulnerável e que concentram alunos com maiores recursos atraem professores que ocupam as melhores posições na carreira. As escolas de perfil oposto recebem os docentes com menores classificações nos concursos.</p>

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