
Remoção de professores e desigualdades em territórios vulneráveis
2015; Center for Studies and Research in Education, Culture and Community Action; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português
10.18676/cadernoscenpec.v4i2.292
ISSN2237-9983
AutoresLuciana Mendonça Alves, Frederica Padilha, Antônio Augusto Gomes Batista, Maurício Érnica, Hamilton Harley de Carvalho-Silva,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
Resumo<p>Este artigo investiga um dos mecanismos pelos quais desigualdades socioespaciais interferem no funcionamento de escolas que se situam em territórios vulneráveis, no caso sobre a alocação de professores em escolas municipais na subprefeitura de São Miguel Paulista (SMP). Para verificar a hipótese de se em São Paulo o padrão de migração dos docentes se dá em direção a escolas de bairros menos vulneráveis e com público de maiores recursos sociais e culturais, analisamos dados dos concursos de remoção de 2006 a 2011 de professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental, disponíveis no Diário Oficial da Cidade de São Paulo. Os resultados apontam que as escolas de entorno menos vulnerável e que concentram alunos com maiores recursos atraem professores que ocupam as melhores posições na carreira. As escolas de perfil oposto recebem os docentes com menores classificações nos concursos.</p>
Referência(s)