Artigo Produção Nacional

A inserção dos parâmetros curriculares nacionais (PCN) nas escolas da rede pública do estado de Goiás - Brasil: a abordagem dos temas transversais - com ênfase no tema meio ambiente

2006; Volume: 17; Linguagem: Português

10.14295/remea.v17i0.3021

ISSN

2318-4884

Autores

Sandro Alves CORRÊA, Agustina Rosa Echeverría, Sandra de Oliveira,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar o trabalho desenvolvido com os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN e, vinculados a eles, os temas transversais e o tema meio ambiente. Para isso foram entrevistados 47 professores de 24 municipios da rede publica de ensino do estado de Goias - Brasil. Verificou-se que os professores tem dificuldades na compreensao do conceito de transversalidade, mesmo assim, todos trabalham os temas transversais em suas disciplinas, inclusive o tema meio ambiente. Essa abordagem vem sendo realizada de maneira reducionista principalmente pela falta de preparacao do professor para abranger essa nova dimensao do processo educacional que faz com que os temas transversais sejam relacionados a disciplinas especificas, fugindo as bases da transversalidade e sobrecarrega o professor, pois alem de trabalhar os conteudos disciplinares deve tambem abordar os temas transversais. Ficou evidenciado que os problemas encontrados no trabalho dos professores com os PCN nao estao relacionados a falta de empenho do professor, mas as proprias deficiencias da sua formacao inicial, a falta de tempo para se envolver nessa nova proposta e a falta de recursos operacionais.

Referência(s)