REVISÃO BIBLIOGRÁFICA AS REFORMAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO NO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO –CAMPUS CODÓ
2011; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português
10.35818/acta.v6i1.50
ISSN2236-1774
Autores Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoO artigo analisa, a partir de uma revisão bibliográfica, a trajetória do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus Codó desde sua criação como Escola Agrotécnica Federal de Codó, percorrendo as mudanças pelas quais passou em decorrência das políticas educacionais efetivadas, principalmente, pelo Decreto 2.208/97 que determinou a separação entre o Ensino Médio e o Ensino Técnico Profissional, até a promulgação do Decreto 5.154/04 que possibilitou a integração entre Ensino Médio e Ensino Técnico Profissional. Este estudo contribui para o debate de que a função social da escola não se restringe à formação para o mercado de trabalho, ainda que esta Instituição seja do tipo profissional. A centralidade está em assegurar o futuro do estudante, com autonomia política, econômica, social e cultural.
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