
Considerações sobre uso de modelo construtivista no ensino de Engenharia - disciplina de projeto, com graduandos e mestrandos
2003; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22456/1679-1916.13633
ISSN1679-1916
AutoresFernando Schnaid, Maria Isabel Timm, Milton Antônio Zaro,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO artigo descreve e analisa uma experiência de aplicação do modelo construtivista de ensino-aprendizagem na Engenharia Civil, em aulas presenciais e a distância. Foi apoiada na hipermídia educacional composta de vídeos, livros, lâminas audiovisuais e outros recursos disponíveis em ambiente virtual, integradas a ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona, material desenvolvido como parte de pesquisa realizada há cerca de dois anos pelo Núcleo de Multimídia e Ensino a Distância da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A experiência teve como base a formulação de Jean Piaget para o processo de aquisição do conhecimento, através da epistemologia genética, idéia que posiciona o aluno no centro do fenômeno educacional. Apresenta resumidamente esse conjunto de idéias e o material disponibilizado. e seu uso integrado às atividades propostas aos alunos. Analisa aspectos relevantes relacionados à implantação do modelo para atender necessidades específicas do ensino de conteúdos complexos e extensos, caso da Engenharia. Aponta para a continuidade da pesquisa, a partir da avaliação dos resultados
Referência(s)