
A cachaça e o turismo no território do vinho - RS/Brasil.
2014; UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI; Linguagem: Português
ISSN
2179-9164
AutoresVander Valduga, Camila Bizinelli, José Manoel Gonçalves Gândara, Franciele Cristina Manosso,
Tópico(s)Social and Economic Solidarity
ResumoEm um territorio, em que a producao vinicola encontra centralidade e que tem no enoturismo seu principal produto turistico, um empreendimento produtor de cachacas desenvolve atividades turisticas que se diferenciam no contexto do municipio de Bento Goncalves. A partir disso, buscou-se investigar as estrategias de insercao desse empreendimento no cenario turistico do vinho e analisa-las a partir dos preceitos da economia da experiencia, da sociedade dos sonhos e a partir de suas caracteristicas inovativas. O empreendimento faz parte do projeto Economia da Experiencia, desenvolvido pelo Ministerio do Turismo em 72 empresas turisticas, na Regiao Uva e Vinho, Rio Grande do Sul. Para isso, buscou-se fazer uma investigacao em profundidade, com entrevista e questionario, analise dos materiais de comunicacao e dos produtos e servicos oferecidos pelo estabelecimento. Os resultados sugerem que o empreendimento busca atender aos preceitos da economia da experiencia, aliando diferenciais como a emocao e a inovacao por meio de distintas sensacoes. Visa proporcionar aos visitantes uma experiencia turistica diferenciada, fazendo uso de elementos tradicionais locais como as paisagens, mas atentando ao comportamento e as demandas dos novos consumidores do turismo que buscam experiencias cada vez mais inovativas e memoraveis.
Referência(s)