Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

PERCEPÇÃO DOS SERVIÇOS GERADOS PELA CONTABILIDADE EM ENTIDADES NORDESTINAS DE UTILIDADE PÚBLICA FEDERAL

2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português

10.9771/rcufba.v6i1.5835

ISSN

1984-3704

Autores

Ana Paula Ferreira da Silva, James Anthony Falk, Ericka Nereide Pinheiro Coutinho,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

Este artigo aborda a percepção dos gestores de entidades, detentoras de declaração de utilidade pública federal, localizadas no Nordeste brasileiro, relativo aos serviços gerados pela contabilidade. Inicialmente, foi realizado um levantamento no sítio do Ministério da Justiça, visando identificar quantas instituições no Nordeste possuem o título de utilidade pública federal. A pesquisa revelou a existência de 1.518 (Um mil quinhentos e dezoito) entidades, adotando como referência: outubro de 2011. Desta totalidade, somente 52 (cinquenta e duas) disponibilizaram suas prestações de contas, referentes ao exercício 2009, no sítio do Ministério público, no link cidadania. Em seguida, foi realizada uma pesquisa de opinião com os gestores de 35 (trinta e cinco) das 52 (cinquenta e duas) instituições, através de um questionário. Dentre as descobertas da investigação, verificou-se que 24 entidades possuem contabilidade interna. Conforme levantamento, os entrevistados informaram que os financiadores são bastante exigentes, principalmente o Governo. Constata-se que prestação de contas é o melhor serviço contábil, tomando como base, a relação dos prestados pela contabilidade para utilização dos usuários externos. Já a elaboração do orçamento para projetos foi o serviço mais bem avaliado, caso comparado com a utilização do mesmo para fins de controle.

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