PESQUISA NA GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO: A FALTA QUE FAZ!
2005; Volume: 5; Issue: 10 Linguagem: Português
10.13037/ci.vol5n10.608
ISSN2178-0145
Autores Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoReflexao acerca da pesquisa cientifica na graduacao em comunicacao, no contexto brasileiro. O seu diagnostico e, quase sempre, inexato, por conta da(o): (1) imprecisao termos basicos, como ciencia e pesquisa cientifica; (2) corporativismo presente no meio academico e cientifico; (3) excessiva mobilidade administrativa das universidades brasileiras. Ademais, a incipiencia da pesquisa em comunicacao decorre de elementos, como: (a) inadequacao, em geral, do ensino da disciplina metodologia cientifica na graduacao; (b) contato inicial com o mundo da ciencia, muitas vezes, somente ao final do curso, com a obrigatoriedade dos trabalhos de conclusao de curso (TCC); (c) descaso de muitos cursos quanto ao jornalismo cientifico (JC); (d) carencia de visao metodologica integrada e integradora, ao longo da graduacao. Diante destas constatacoes, recomenda-se: melhorar o ensino da metodologia cientifica; enfatizar a pratica da iniciacao cientifica; estimular a transformacao dos TCC em pesquisas significativas e incentivar o ensino e a pratica do JC.
Referência(s)