Artigo Revisado por pares

PESQUISA NA GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO: A FALTA QUE FAZ!

2005; Volume: 5; Issue: 10 Linguagem: Português

10.13037/ci.vol5n10.608

ISSN

2178-0145

Autores

Maria das Graças Targino,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Reflexao acerca da pesquisa cientifica na graduacao em comunicacao, no contexto brasileiro. O seu diagnostico e, quase sempre, inexato, por conta da(o): (1) imprecisao termos basicos, como ciencia e pesquisa cientifica; (2) corporativismo presente no meio academico e cientifico; (3) excessiva mobilidade administrativa das universidades brasileiras. Ademais, a incipiencia da pesquisa em comunicacao decorre de elementos, como: (a) inadequacao, em geral, do ensino da disciplina metodologia cientifica na graduacao; (b) contato inicial com o mundo da ciencia, muitas vezes, somente ao final do curso, com a obrigatoriedade dos trabalhos de conclusao de curso (TCC); (c) descaso de muitos cursos quanto ao jornalismo cientifico (JC); (d) carencia de visao metodologica integrada e integradora, ao longo da graduacao. Diante destas constatacoes, recomenda-se: melhorar o ensino da metodologia cientifica; enfatizar a pratica da iniciacao cientifica; estimular a transformacao dos TCC em pesquisas significativas e incentivar o ensino e a pratica do JC.

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