Avaliação de competência no desempenho do papel de orientador educacional
1974; UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO; Issue: 11 Linguagem: Português
ISSN
2178-2229
AutoresMaria Amélia Azevêdo Goldberg,
Tópico(s)Educational Practices and Policies
ResumoEm 1972, 107 sujeitos (37 orientadores educacionais de Sao Paulo, Parana, Santa Catarina e Rio Grande do Sul; 45 estudantes de orientacao desses Estados e 25 orientadores educacionais de escolas particulares de 1o grau, localizadas na cidade de Sao Paulo e com algum aspecto de renovacao pedagogica) foram submetidos a uma escala Q com 70 itens descritivos do papel de orientador educacional. A partir da analise fatorial de seus resultados foi possivel: a) identificar duas funcoes basicas dentro do papel de orientador educacional: a de MONITOR e a de ASSESSOR, correspondendo, respectivamente, a formas de intervencao DIRETA e INDIRETA junto ao orientando; b) constatar que os grupos valorizaram mais a funcao de MONITOR, especialmente no que respeita a Orientacao Vocacional; c) elaborar um Inventario de Auto-Avaliacao Profissional do Orientador Educacional (IAAPoe), garantindo-lhe validade logica em termos do processo ORIENTACAO-APRENDIZAGEM.
Referência(s)