Artigo Revisado por pares

Uma História pode mudar seu jeito de ver o mundo do Ensino Superior

2013; Frederico Kauffmann Barbosa; Volume: 10; Issue: 21 Linguagem: Português

ISSN

1807-8850

Autores

Sidney Bernardo,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O presente artigo trata da qualidade do ensino e sua inter-relacao com a Historia de Vida – A Narrativa Biografica, principalmente, sua influencia na Didatica e Metodologia. Nos ultimos anos, no campo das ciencias humanas, tem sido intensos os investimentos em pesquisa sobre a qualidade do ensino, uma vez que esta e considerada a responsavel direta pela formacao de profissionais do ensino. A qualidade do ensino, nos seus diferentes cursos de graduacoes do Ensino Superior oferecidos e, sem duvida, um dos grandes desafios encontrados pelos gestores educacionais e pelas politicas governamentais. O discente, como cliente imediato dessa prestacao de servico educacional, e quem mais sente na pele os reflexos da qualidade no ensino que lhe e oferecido. Esta qualidade esta diretamente ligada a sua participacao no cotidiano academico, ao seu interesse em sua propria formacao e a participacao efetiva do processo ensino-aprendizagem, as aulas que lhe sao ministradas, ao desconforto experimentado com o que paga e o que recebe, no convivio diario com o docente e tambem nas informacoes que lhe sao transmitidas e na aplicacao dessas mesmas informacoes que deverao propiciar a auto-avaliacao, que o discente faz da realizacao pessoal e/ou profissional ser transformadas em conhecimento. Todo o trabalho educacional desenvolvido pelo docente e discente brota da reflexao sobre a sala de aula: processo de ensino-aprendizagem e das instituicoes de ensino: espaco de “inter-acoes”. Interessante perceber que no processo de ensino-aprendizagem tudo o que o discente aprende na relacao com o docente e com o grupo-classe, bem como todo o processo de aprendizagem, realiza-se pelo relacionamento interpessoal muito estreito entre discentes e docentes, discentes e discentes, docentes e docentes, enfim, entre discentes, docentes e gestores. Criam-se, assim, possibilidades de sucesso (ou de fracasso) do processo ensino-aprendizagem.

Referência(s)