INCLUSÃO ESCOLAR E OS DIZERES DE ALUNOS COM E SEM DEFICIÊNCIA
2008; Volume: 3; Issue: 3 Linguagem: Português
10.7867/1809-0354.2008v3n3p442-459
ISSN1809-0354
AutoresAna Paula Fischer Hort, Julianne Fischer,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste artigo apresenta uma pesquisa que objetivou compreender, por meio dos dizeres dos alunos egressos do ano letivo de 2003 da turma de 4a serie do Ensino Fundamental, o processo de inclusao escolar dos mesmos. A pesquisa, de natureza qualitativa, teve como sujeitos sete (7) alunos egressos da referida turma. A coleta de dados ocorreu em agosto de 2007, utilizando como instrumento uma entrevista semi-estruturada. Os dados analisados sugeriram que, durante a permanencia na escola enfocada, todos os alunos participantes da pesquisa se sentiram incluidos e que, nas demais escolas que frequentaram, antes e apos a escola pesquisada, alguns se sentiram excluidos. A visao dos ex-alunos permitiu entender que, durante a permanencia na Escola F, cada um deles aprendeu, por meio da relacao e do convivio com outros humanos, a ser humano que acolhe e que e acolhido, humano que respeita e e respeitado e que todos apresentavam condicoes de inclusao na rede regular de ensino. Palavras-chave: Inclusao escolar. Alunos com e sem deficiencia. Convivencia.
Referência(s)