Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A Prática dos Afetos (Estética em Gesualdo)

1999; Programa de Pós-graduação em Música (USP); Volume: 9-10; Linguagem: Português

10.11606/rm.v10i0.61750

ISSN

2238-7625

Autores

Luís Antônio Giron,

Tópico(s)

Early Modern Spanish Literature

Resumo

O presente trabalho trata de um ensaio de resgate do caráter extramusical da poética gesualdiana a partir dos fundamentos de sua escritura musical. Em Gesualdo, uma filosofia existencial e a estética estão entranhadas em suas enarmonias, cromatismos, saltos intervalares olímpicos. Debruçar-se sobre ela é como estar num mundo desusado que prenuncia o Romantismo e o niilismo contemporâneo. Mas sua música continua a viver (embora sem muitos ouvintes ou executantes) como um grifo que nos assusta, encanta e suscita a análise de sua anatomia excêntrica. Ela soa como discurso poético que, vez por outra, deriva para o argumento estético. É uma quase não-música, que inspirou os primeiros tratadistas do Barroco a elaborarem axiomas sobre como a música deveria exprimir sentimentos. A prática dos afetos levou à elaboração de sua teoria.

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