
A Prática dos Afetos (Estética em Gesualdo)
1999; Programa de Pós-graduação em Música (USP); Volume: 9-10; Linguagem: Português
10.11606/rm.v10i0.61750
ISSN2238-7625
Autores Tópico(s)Early Modern Spanish Literature
ResumoO presente trabalho trata de um ensaio de resgate do caráter extramusical da poética gesualdiana a partir dos fundamentos de sua escritura musical. Em Gesualdo, uma filosofia existencial e a estética estão entranhadas em suas enarmonias, cromatismos, saltos intervalares olímpicos. Debruçar-se sobre ela é como estar num mundo desusado que prenuncia o Romantismo e o niilismo contemporâneo. Mas sua música continua a viver (embora sem muitos ouvintes ou executantes) como um grifo que nos assusta, encanta e suscita a análise de sua anatomia excêntrica. Ela soa como discurso poético que, vez por outra, deriva para o argumento estético. É uma quase não-música, que inspirou os primeiros tratadistas do Barroco a elaborarem axiomas sobre como a música deveria exprimir sentimentos. A prática dos afetos levou à elaboração de sua teoria.
Referência(s)