Schema-based Cloze Multiple Choice Item Tests: Measures of Reduced Redundancy and Language Proficiency
2004; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 25; Issue: 2 Linguagem: Inglês
ISSN
2318-7115
Autores Tópico(s)Linguistics, Language Diversity, and Identity
ResumoportuguesEste artigo relata o desempenho de 34 falantes nao-nativos em quatro metodos de teste desenvolvidos com base em redundância reduzida, a saber: Teste-C, teste cloze de multipla escolha baseado em esquema (MCIT, conforme iniciais em ingles), teste cloze baseado em texto e MCIT cloze tradicional. Um teste de ingles como lingua estrangeira (TOEFL) foi utilizado como criterio para calcular a validade empirica dos quatro metodos e para avaliar se usam a mesma competencia. Os resultados indicaram que, dentre os quatro metodos, os MCITs baseados em esquema e os testes cloze tradicionais tiveram a maior validade empirica. A analise de componente principal dos resultados revelou dois fatores: a habilidade de lidar com redundância reduzida baseada em cloze e redundância reduzida de maneira geral. Quando os fatores foram rotacionados, apenas o Teste-C e o teste cloze baseado em texto foram carregados no primeiro fator, validando-se, assim, como medidas de redundância reduzida com base em cloze. No entanto, os quatro metodos foram carregados no segundo fator, o que nos permite concluir que tal fator representa a redundância reduzida de maneira geral. A adicao do TOEFL e a rotacao dos resultados revelaram o mesmo padrao. Tambem mostraram que o TOEFL possuia a maior carga na redundância reduzida de forma geral, validando, assim, a redundância reduzida como medida de proficiencia linguistica. Como o MCIT cloze baseado em esquema teve a segunda maior carga no segundo fator, conclui-se que fornece a melhor medida de redundância reduzida e proficiencia linguistica. EnglishThis article reports the performance of 34 non-native speakers on four testing methods developed on the basis of reduced redundancy testing, namely a C-Test, schema-based cloze multiple choice item test (MCIT), text-driven cloze test and traditional cloze MCIT. A disclosed Test of English as a Foreign Language (TOEFL) was used as a criterion for estimating the empirical validity of the four methods and whether they tap into the same competence. The results indicated that among the four methods, schema-based and traditional cloze MCITs had the highest empirical validity. The principal component analyses of results revealed two factors: the ability to deal with cloze-based reduced redundancy and reduced redundancy in general. When the factors were rotated, only the C-Test and text-driven cloze test loaded on the first factor and thus validated themselves as measures of cloze-based reduced redundancy. The four methods, however, loaded on the second factor which was concluded to represent reduced redundancy in general. The addition of the TOEFL and rotation of the results revealed the same pattern. It also showed that the TOEFL had the highest loading on the reduced redundancy in general and thus validated reduced redundancy as a measure of language proficiency. Since the schema-based cloze MCIT had the second highest loading on the second factor, it provides the best measure of reduced redundancy and language proficiency.
Referência(s)