Artigo Revisado por pares

O CINEMA E O LETRAMENTO CRÍTICO EM SALA DE AULA: O FILME CENTRAL DO BRASIL COMO PROPOSTA DE REFLEXÃO SOBRE O TEMA ALFABETIZAÇÃO

2015; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português

10.30681/ecs.v5i2.1888

ISSN

2237-1648

Autores

Francisco Renato Lima, Maria Angélica Freire de Carvalho,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Neste estudo apresenta-se uma reflexao que realca o cinema como aliado no desenvolvimento do letramento critico do aluno, tomando como ilustracao o filme Central do Brasil , identificando dialogos nos quais se depreende um processo de alfabetizacao. Entende-se que essa relacao de multiplas linguagens, como a do cinema, no contexto da educacao, valoriza formas discursivas de producao do conhecimento, com destaque para a intertextualidade com aspectos historicos, politicos e culturais integrantes tambem, do curriculo prescrito e praticado pela escola. Portanto, as imagens da telona podem ser mais bem aproveitadas as praticas de ensino, de forma intencional e planejada, com propositos claros para a aprendizagem e o letramento critico do aluno. Palavras-chave : cinema; educacao; letramento critico; alfabetizacao; Central do Brasil .

Referência(s)